Seja Bem Vindo!

Este blog se destina como um local onde poderemos comentar um pouquinho mais sobre geografia.


A geografia tem ao longo do tempo nos ensinado muito com seus conceitos e temas o que nos deixa com um olhar diferente acerca do mundo que nos rodeia.

Obrigado por nos visitar...

UM OLHAR

UM OLHAR
DIFERENTE SOBRE O NOSSO MUNDO

sábado, 4 de junho de 2011

Resenha Africana

04-06-2011 11:53

"Situação na Líbia e reunião das Comissões Africana e Europeia em destaque
Luanda - O conflito prevalecente na Líbia, bem como a reunião quarta-feira, em Bruxelas (Bélgica), entre as Comissões da União Africana e da União Europeia, constituíram destaque do noticiário da semana no continente.
Sobre a crise líbia, as Nações Unidas anunciaram que pelo menos 1.200 pessoas morreram ou estão desaparecidas, desde o início do conflito há três meses.
O dado foi avançado terça-feira ao Conselho de Segurança da ONU, pelo seu subsecretário-geral B. Lynn Pascoe, tendo adiantado que apesar da onda de violência no país, algumas pessoas fugidas para a Tunísia ou Egipto estão a regressar à Líbia na esperança de conseguir embarcar até a Europa.
A reunião entre a União Africana e a União Europeia em Bruxelas foi tema um tema tão debatida na semana em análise, porquanto a UA entende que a África esta a ser ultrapassada na tomada de decisões sobre o continente.


Na voz do seu presidente da Comissão, Jean Ping, a UA solicitou o fim dos bombardeamentos na Líbia, com vista a abrir uma via para uma solução política. Foi também manchete da semana, o anúncio do julgamento do antigo presidente egípcio, Hosni Mubarak, e seus dois filhos para 03 de Agosto de 2011, numa altura em que o seu estado de saúde não lhe permite ser encarcerado.
Mubarak, actualmente vigiado num hospital de Charm el Cheikh, é acusado de morte de manifestantes durante a revolta popular e de enriquecimento ilícito e devia ser transferido para a prisão de Tora, na capital egípcia, Cairo.
Em reacção a este anúncio, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse esperar que o ex-presidente egípcio e os seus filhos possam beneficiar de um processo equitativo.
Afixação terça-feira da data para as eleições na Tunísia, dominou o noticiário africano, numa altura em que o presidente da Comissão eleitoral tunisina, Kamel Jendoubi, aventa a possibilidade de uma "nova data" para pleito.
Jendoubi defende um adiamento das eleições de Julho deste para Outubro, contra a visão de alguns partidos.
Diversamente à opinião de alguns partidos políticos, a comissão prevê estabelecer como nova data de votação o 16 de Outubro, por razões logísticas, mas nada ainda foi determinado.
Em Marrocos, mereceu destaque o apelo lançado pelo Movimento juvenil de 20 de Fevereiro para uma manifestação pacífica a 05 de Junho em todo o país. Este movimento, que reclama por reformas políticas em Marrocos, protesta contra a repressão" das manifestações e apoia as reivindicações democráticas.
A decisão do Conselho dos Ministros conjunto de África, das Caraíbas e do Pacífico e da União Europeia (ACP-UE) de acelerar o processo de adesão da República do Sudão Sul ao acordo de Cotonou por um procedimento “flexível", foi também um tema relevante do noticiário africano. Uma sessão extraordinária do Conselho vai decorrer a 09 de Julho de 2011, data prevista para a proclamação da independência da República do Sudão Sul, para aprovar a adesão deste país como 79º Estado membro do Grupo ACP.
Na África Austral, o destaque recaiu aos preparativos das próximas eleições na RD Congo, onde a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) encomendou 10 milhões de cartões de eleitor, que serão fabricados na África do Sul. A CENI pediu igualmente dois mil e 730 tendas que serão instaladas em assembleias de voto em zonas desfavorecidas susceptíveis de acolher operações de voto.
Cenas tristes registou também a África na semana finda, com o atentado à bomba que causou pelo menos quatro mortes e 20 feridos numa base militar em Bauchi, norte da Nigéria.
O atentado ocorreu a algumas horas depois da posse, em Abuja, do novo presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, figura também das notícias mais divulgadas nos últimos sete dias.
Por fim, a formação de um novo governo na Côte d'Ivoire era uma das manchetes, num país até aqui noticiado pela negativa, por causa do conflito pós-eleitoral que assolou a terra de Félix Houphouët-Boigny.
O presidente da Côte d'Ivoire, Alassane Ouattara, investido a 21 de Maio, formou quarta-feira, o seu governo integrado por 36 membros, mantendo Guillaume Soro como Primeiro-ministro e titular da pasta de Defesa."



Angop - Agência AngolaPress

Um comentário:

  1. Muito bacana esse blog, acho que todas as discussões acerca dos fatos e acontecimentos do mundo deveriam ser apresentados a todos de maneira organizada e clara, como está aqui.

    ResponderExcluir