Seja Bem Vindo!

Este blog se destina como um local onde poderemos comentar um pouquinho mais sobre geografia.


A geografia tem ao longo do tempo nos ensinado muito com seus conceitos e temas o que nos deixa com um olhar diferente acerca do mundo que nos rodeia.

Obrigado por nos visitar...

UM OLHAR

UM OLHAR
DIFERENTE SOBRE O NOSSO MUNDO

segunda-feira, 16 de maio de 2011

A situação de pobreza na África piora, segundo a ONU

A SITUAÇOM DA POBREZA MUNDIAL PIORA, SEGUNDO A ONU

A situaçom nos países mais pobres do mundo está piorando mais do que se imaginava. As próprias instituiçons capitalistas reconhecem esta evidência, e a última a fazê-lo foi em 18 de Junho um relatório da Conferência das Naçons Unidas para Comércio e Desenvolvimento - Unctad.
De acordo com o documento, o número de pessoas que vivem com menos de 1 dólar por dia nos 49 países mais pobres do mundo -principalmente em África- mais do que duplicou nos últimos 30 anos, chegando a 307 milhons, o que equivale a 65% da populaçom. As estimativas som de que este número pode chegar a 420 milhons em 2015.
O relatório que comentamos tem 285 páginas e é considerado o estudo mais completo sobre pobreza já realizado nos 49 países mais pobres do mundo, embora o facto de ser promovido por organismos dependentes dos do Norte capitalista faga pressupor que as cifras reais ham de ser bem mais negativas, umha vez que costumam maquilhar a crua realidade do capitalismo no mundo.
Apesar do crescimento económico apontado polos grandes dados macroecónomicos na Ásia, dous terços da populaçom vivêrom com menos de 2 dólares por dia na segunda metade da década de 90, com umha média de consumo diário de 1,42 dólares.
Nos países mais pobres de África -que inclui 34 dos 49 países mais pobres do mundo- quase nove entre cada 10 pessoas vivem com menos de 2 dólares por dia, em comparaçom com o consumo per capita de 41 dólares por dia nos Estados Unidos.
O Congo é o país que regista os piores índices, com 90,5% da populaçom vivendo com menos de um dólar por dia. Na Ásia, o país em pior situaçom é Mianmar, a antiga Birmánia, onde esta taxa equivale a 52,3%.
A "globalizaçom", que diminui as barreiras internacionais para o comércio e o investimento "está agravando a armadilha da pobreza internacional", segundo reconhece o documento.
A seguir, apresentamos alguns gráficos a partir dos dados das próprias instituiçons capitalistas como o Banco Mundial ou a ONU, que servirám para visualizarmos (seguramente maquilhada) as crescentes desigualdades sociais do mundo actual.
Fonte da imagem:
http://www.forodefotos.com/fotos-de-pobreza/207-ninos-y-desnutricion-en-africa.html
Fonte da reportagem:
www.primeiralinha.org/destaques/pobreza.htm

7 comentários:

  1. DEUS tende piedade desse povo tão sofrido !!!
    quanta pobreza meu DEUS mais que isso sirva de exemplo para muitos que tem tudo e não dá valor e joga todos os comida fora , enquanto muitos por ai daria tudo por um pouco de comida !!!
    que DEUS abençoe este povo tão necessitado ..

    ResponderExcluir
  2. que DEUS tenha miséricordia daqueles que tem tanto e nunca agradecem.porque o reino dos céus esta aberto é para esses sofredores aqui.

    ResponderExcluir
  3. bem aventurado é a naçao cuja Deus é o senhor

    ResponderExcluir
  4. O AMOR de DEUS é muito grande para com o os africanos. Eis que a mão do senhor não esta encolhida para que não possa salva ; nem o seu ouvido agravado que não possa ouvi.

    ResponderExcluir
  5. Religiao serve pra piorar as coisas. O cristianismo e a religiao dos Africanos. Por casa de poderes Religiosos e politicos que o mundo estar destruido.Se pessoas que acreditam ferventimente em religiao estudassem e se formassem elas iriam perceber como sao usadas pelos seus lideres religiosos. E que como os lideres religiosos se aproveitam da falta de estudos dos pobres que os seguem.

    ResponderExcluir
  6. Na verdade o que acontece é que a Africa ou alguns paises da africa o nivel de educaçao é minimo, a agricultura e a pecuaria nao é um bom negocio pois o solo e o clima nao ajuda, é uma regiao que nao favorece um desenvolvimento economico, adequado, isto faiz do povo que mora la um bando de miseraiveis, junto com isso temos uma naçao maldita, tai o motivo de tanta miseria.

    ResponderExcluir