Seja Bem Vindo!

Este blog se destina como um local onde poderemos comentar um pouquinho mais sobre geografia.


A geografia tem ao longo do tempo nos ensinado muito com seus conceitos e temas o que nos deixa com um olhar diferente acerca do mundo que nos rodeia.

Obrigado por nos visitar...

UM OLHAR

UM OLHAR
DIFERENTE SOBRE O NOSSO MUNDO

sexta-feira, 3 de junho de 2011

APARTHEID: SEGREGAÇÃO ÉTNICA

Uma das marcas do colonialismo europeu no continente africano foi a segregação de nativos e colonos. Na África do Sul, essa prática ficou conhecida pelo nome de "apartheid", palavra da língua africânders, originada do holandês do século XVI, que significa "separação". Tratou-se de um regime de "segregação racial" em que se negava à população negra o acesso a espaços ocupados e frequentados pelas comunidades brancas. A ideias de superioridade racial do branco europeu sobre povos africanos foram impostas para justificar as estratégias de dominação, a expropriação de suas terras, riquezas e a própria escravização.
Na África do Sul, o "apartheid", existe na prática desde 1910, foi oficializado por lei em 1948 e vigorou até 1994. Nesse país, o racismo era ostensivo a ponto de impedir que os negros, embora constituindo a maioria da população, tivessem propriedades territoriais e participassem da política. Além disso, eram obrigados a viverem em zonas residenciais separadas (os bantustões)das reservas aos brancos.
Após muitos anos de luta da população negra pela igualdade de direitos, com massacres e prisões de líderes, a situação do país tornou-se insustentável, em vista do apoio internacional à causa "antiapartheid". Fortes pressões da ONU e de vários países levaram à realização de eleições multirraciais em 1994. Nelson Mandela, um dos mais importantes líderes do movimento contra o "apartheid", que ficara preso por 27 anos, foi eleito o primeiro presidente negro da África do Sul.

Fonte:Danelli,Sonia Cunha de Souza. Geografia, Projeto Araribá. Editora Moderna,São Pulo, 2007.

Postado por Solange.

9 comentários: