Seja Bem Vindo!

Este blog se destina como um local onde poderemos comentar um pouquinho mais sobre geografia.


A geografia tem ao longo do tempo nos ensinado muito com seus conceitos e temas o que nos deixa com um olhar diferente acerca do mundo que nos rodeia.

Obrigado por nos visitar...

UM OLHAR

UM OLHAR
DIFERENTE SOBRE O NOSSO MUNDO

segunda-feira, 6 de junho de 2011

OS CONTRASTES AFRICANOS

Eu quero agradecer a todos os colegas e alunos que deixaram suas impressões na matéria “Educação Angolana”.
Seguindo a mesma filosofia, solicitei a minha amiga Rosa Amábile Polo que compartilhasse alguns dos seus registros fotográficos quando esteve em visita ao continente africano.
Rosinha e o seu esposo Rigon são professores de História. Os dois tiveram o privilégio de vivenciarem “in loco” os diversos espaços geográficos do continente e as manifestações culturais de vários povos africanos.
Abaixo podemos contemplar algumas imagens marcantes do continente africano sob a ótica destes dois grandes companheiros de trabalho.
Os contrastes são inevitáveis...
A Sequencia de fotos são:Periferia do Cairo;Cidade do Cabo;tribo Zulu; Swazelandia.(Marcos Paludetto)




.

domingo, 5 de junho de 2011

Sistema de abastecimento de água na comuna de Calenga.

05-06-2011 18:07

Huambo
Projecto Bom Jesus/Calenga monta sistema de água nas comunidades

Huambo – Um projecto de montagem de sistema de captação e tratamento de água para cinco comunidades do interior da comuna da Calenga, província do Huambo, decorre desde o princípio deste mês, numa acção que visa melhorar a qualidade de vida das populações.

Em declarações à Angop, o coordenador do projecto agrícola Bom Jesus/Calenga, Rafael dos Anjos Alberto, revelou que a montagem de cada sistema vai custar entre seis a 20 mil dólares norte americanos e será financiado pelo Fundo de Apoio do Desenvolvimento Agrícola (FADA).

De acordo com a fonte, numa primeira fase serão contempladas as aldeias de Cahicala Ussete, Kuendi, Lupili, Eondio, Kossito II, e no postos de saúde da aldeia de Kassupi II, numa acção que visa distribuir água potável as populações e combater as doenças
provocadas pelo consumo de água imprópria para o ser humano.

“Notamos que as populações da comuna de Calenga consomem água que utilizam para a irrigação nas comunidades, em função dos valores disponibilizados vamos contemplar as cinco aldeias das 52 controladas naquela região, mas logo que houver financiamento vamos alargar o projecto”, sublinhou.

Rafael dos Anjos Alberto realçou que, em algumas comunidades serão montados sistema de tratamento e captação de água por
sistema de gravidade e outras com bombagem utilizando placas solares para diminuir custos da sua manutenção por parte da
administração local.

O projecto na comuna de Calenga controla 10 mil famílias distribuídas em 41 aldeias, financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), complementado pelas atribuições de fundos do governo angolano, com objectivo de aumentar a produção e as receitas das explorações agrícolas familiares.

fonte: Agência Angola Press (Postado por Maria Sandra)

Questões ambientais

Algumas notícias envolvendo as questões relacionadas ao ambiente que nos auxiliam compreender as dimensões dos problemas nas diferentes localidades, bem com a intensidade e as ações da comunidade em pról do ambiente.


03-06-2011 18:11

Kwanza Sul
Académicos reflectem sobre os problemas ambientais

Sumbe – Académicos e sociedade civil reflectiram hoje, na cidade do Sumbe, Kwanza Sul, sobre educação ambiental na formação dos discentes e importância das florestas na manutenção do equilíbrio ambiental.
O ciclo de palestras é promovido pela Universidade Katyavala Bwila, Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe e decorre sob lema “o desenvolvimento de uma consciência ambientalista, propósito da educação e a sociedade do milénio.
O certame enquadra-se nas quartas jornadas em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que se assinala dia 5 de Junho.
Na abertura das jornadas, que vai decorrer até segunda-feira, o vice decano para área científica do ISCED, José Mulay Dua, destacou a importância da realização do evento para a preservação do meio ambiente.
“Estamos a analisar e pretendemos aprovar estratégias para acabar com as acções de desmatamentos, mortes de animais por queimadas, actividades de mineralização, danos ecológico em áreas de preservação”, reforçou.
Referiu ter chegado o momento para se respeitar o meio ambiente, devendo-se, por isto, tomar consciência sobre as riquezas e potencialidades.
Frisou ser pretensão do Isced assumir um papel protagonista na implementação diversos compromissos assumidos sobre a preservação do meio ambiente.
Consta do programa palestras sobre o plano estratégico para a gestão integrada no município, plantação de arvores nas artérias da cidade do Sumbe, campanhas de limpezas e embelezamentos em todos municípios da província.

Fonte: Agência Angola Press (Postado por Maria Sandra)


sábado, 4 de junho de 2011

Resenha Africana

04-06-2011 11:53

"Situação na Líbia e reunião das Comissões Africana e Europeia em destaque
Luanda - O conflito prevalecente na Líbia, bem como a reunião quarta-feira, em Bruxelas (Bélgica), entre as Comissões da União Africana e da União Europeia, constituíram destaque do noticiário da semana no continente.
Sobre a crise líbia, as Nações Unidas anunciaram que pelo menos 1.200 pessoas morreram ou estão desaparecidas, desde o início do conflito há três meses.
O dado foi avançado terça-feira ao Conselho de Segurança da ONU, pelo seu subsecretário-geral B. Lynn Pascoe, tendo adiantado que apesar da onda de violência no país, algumas pessoas fugidas para a Tunísia ou Egipto estão a regressar à Líbia na esperança de conseguir embarcar até a Europa.
A reunião entre a União Africana e a União Europeia em Bruxelas foi tema um tema tão debatida na semana em análise, porquanto a UA entende que a África esta a ser ultrapassada na tomada de decisões sobre o continente.


Na voz do seu presidente da Comissão, Jean Ping, a UA solicitou o fim dos bombardeamentos na Líbia, com vista a abrir uma via para uma solução política. Foi também manchete da semana, o anúncio do julgamento do antigo presidente egípcio, Hosni Mubarak, e seus dois filhos para 03 de Agosto de 2011, numa altura em que o seu estado de saúde não lhe permite ser encarcerado.
Mubarak, actualmente vigiado num hospital de Charm el Cheikh, é acusado de morte de manifestantes durante a revolta popular e de enriquecimento ilícito e devia ser transferido para a prisão de Tora, na capital egípcia, Cairo.
Em reacção a este anúncio, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse esperar que o ex-presidente egípcio e os seus filhos possam beneficiar de um processo equitativo.
Afixação terça-feira da data para as eleições na Tunísia, dominou o noticiário africano, numa altura em que o presidente da Comissão eleitoral tunisina, Kamel Jendoubi, aventa a possibilidade de uma "nova data" para pleito.
Jendoubi defende um adiamento das eleições de Julho deste para Outubro, contra a visão de alguns partidos.
Diversamente à opinião de alguns partidos políticos, a comissão prevê estabelecer como nova data de votação o 16 de Outubro, por razões logísticas, mas nada ainda foi determinado.
Em Marrocos, mereceu destaque o apelo lançado pelo Movimento juvenil de 20 de Fevereiro para uma manifestação pacífica a 05 de Junho em todo o país. Este movimento, que reclama por reformas políticas em Marrocos, protesta contra a repressão" das manifestações e apoia as reivindicações democráticas.
A decisão do Conselho dos Ministros conjunto de África, das Caraíbas e do Pacífico e da União Europeia (ACP-UE) de acelerar o processo de adesão da República do Sudão Sul ao acordo de Cotonou por um procedimento “flexível", foi também um tema relevante do noticiário africano. Uma sessão extraordinária do Conselho vai decorrer a 09 de Julho de 2011, data prevista para a proclamação da independência da República do Sudão Sul, para aprovar a adesão deste país como 79º Estado membro do Grupo ACP.
Na África Austral, o destaque recaiu aos preparativos das próximas eleições na RD Congo, onde a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) encomendou 10 milhões de cartões de eleitor, que serão fabricados na África do Sul. A CENI pediu igualmente dois mil e 730 tendas que serão instaladas em assembleias de voto em zonas desfavorecidas susceptíveis de acolher operações de voto.
Cenas tristes registou também a África na semana finda, com o atentado à bomba que causou pelo menos quatro mortes e 20 feridos numa base militar em Bauchi, norte da Nigéria.
O atentado ocorreu a algumas horas depois da posse, em Abuja, do novo presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, figura também das notícias mais divulgadas nos últimos sete dias.
Por fim, a formação de um novo governo na Côte d'Ivoire era uma das manchetes, num país até aqui noticiado pela negativa, por causa do conflito pós-eleitoral que assolou a terra de Félix Houphouët-Boigny.
O presidente da Côte d'Ivoire, Alassane Ouattara, investido a 21 de Maio, formou quarta-feira, o seu governo integrado por 36 membros, mantendo Guillaume Soro como Primeiro-ministro e titular da pasta de Defesa."



Angop - Agência AngolaPress

QUESTÕES DE VESTIBULAR - ÁFRICA

Exercícios específicos

Testes de conhecimentos


--------------------------------------------------------------------------------





Geografia Geral - África

Instruções para realização do teste

Este teste contém questões específicas, cada uma contendo de 4 a 5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco. Assinale a resposta para conferir no final. O número de respostas certas e o gabarito estão ao final.

Boa Sorte !



ANUNCIE AQUI!



Voltar menu exercícios



Não deixe de visitar e deixar o seu comentário nos artigos de vestibulandos!







Questões


01. (FUVEST) No processo de ocupação da África Negra pelos europeus surgiu um tipo étnico chamado afrikander descendente de:
a)holandeses e alemães, ligados a Igreja Reformada Holandesa
b)portugueses e espanhóis, de formação católica
c)ingleses belgas, de formação anglicana
d)alemães e belgas, ligados a Igreja Anglicana Reformada
e)dinamarqueses e holandeses, de formação calvinista

02. Do ponto de vista demográfico a República Sul-Africana é um país predominantemente habitado por:
a)afrikanders
b)indianos
c)brancos
d)negros
e)mestiços

03. Recentemente o líder líbio Muamar Kadafi propôs a união de seu país com Marrocos. Assinale a alternativa que contenha uma característica comum aos dois países:
a)elevada produção de petróleo
b)mesmo regime político
c)fronteiras comuns
d)renda per capita bastante elevada
e)identidades étnicas e culturais

04. (UNIP) Na África do Sul ocorre uma violenta segregação racial onde a minoria branca domina, política, social e economicamente a grande maioria negra. Essa segregação tem prejudicado as relações econômicas da África do Sul com os países americanos e europeus. É conhecido como:
a)Semitismo
b)Apartheid
c)Afrikander
d)Fetichismo
e)Boers

05. (UNESP) O termo “africanização” designa países que, mesmo não pertencendo ao continente africano, apresentam as seguintes características: fome crônica, elevada dependência de ajuda humana externa e mortalidade causada por doenças já erradicadas na maioria dos países. Assinale a alternativa que contém todos os países que se enquadram nessa classificação.
a)Etiópia, Somália, Ruanda, Moçambique, México
b)Bangladesh, Haiti, Colômbia, Etiópia, Somália
c)Moçambique, Ruanda, Panamá, Somália, Haiti
d)Etiópia, Somália, Bangladesh, Haiti, Ruanda
e)Somália, Ruanda, Turquia, Bangladesh, Haiti

06. (UNIP) É o maior país produtor de petróleo da África do Norte, cuja exploração é feita no deserto do Saara. Trata-se do(a):
a)Marrocos
b)RAU
c)África do Sul
d)Zaire
e)Líbia

07. (UNI-RIO) Assinale a opção que NÃO indica corretamente a relação cidade/função organizacional:
a)Trípoli (Líbia) - militar
b)Juazeiro do Norte (CE) - religiosa
c)Detroit (EUA) - industrial
d)Santos (SP) - portuária

08. (CESGRANRIO) A África dispõe para um futuro processo de industrialização de grandes concentrações de recursos naturais exceto:
a)extração florestal
b)petróleo
c)carvão
d)cobre

09. (UNIFICADAS) A opinião pública internacional, constantemente, se vê abalada pelas notícias sobre o fantasma da fome que ameaça a milhões de africanos. A interrupção da produção por guerras civis e golpes de estado é uma das causas. Mas, também, há o risco de que a fome se alastre, em virtude do avanço de processos de desertificação, o que se verifica, já em estado avançado, na área imediatamente ao sul do Saara, conhecida como:
a)Atlas
b)Sahel
c)Kalahari
d)Magreb
e)Benguela

10. (FGV) Nos últimos anos intensificou-se o processo de libertação dos países mais ricos da África, sendo bastante reduzida a dominação branca. São exemplos dessa dominação:
a)Líbia e Moçambique
b)Etiópia e Marrocos
c)República da África do Sul
d)Somália e Nigéria
e)Egito e Zaire


--------------------------------------------------------------------------------

Pontuação instantânea:







Gabarito do seu teste


01 - A 02 - D 03 - E 04 - B 05 - D

06 - E 07 - A 08 - C 09 - B 10 - C




Avaliação de resultado

Pegue o número de pontos você acertou no simulado. Divida-o pelo número de questões. Multiplique por 100. Exemplo: certas 06/10 = 0,6x100 = 60%

Se você obteve uma média acima de 40%, parabéns, você pode concorrer entre as feras. Mas se foi inferior a 20% procure estudar mais e veja: Revisão das matérias







Copyright © Desde 08/2000 Vestibular1. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Postado por Solange

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Curiosidades

Muitas personalidades dedicaram-se à luta pelo fim da dominação branca e do regime do apartheid. Entre elas, destacou-se o Arcebispo Anglicano sul-africano Desmond Tutu, que recebeu o prêmio Nobel da Paz em 1994.

Postado por Solange.

APARTHEID: SEGREGAÇÃO ÉTNICA

Uma das marcas do colonialismo europeu no continente africano foi a segregação de nativos e colonos. Na África do Sul, essa prática ficou conhecida pelo nome de "apartheid", palavra da língua africânders, originada do holandês do século XVI, que significa "separação". Tratou-se de um regime de "segregação racial" em que se negava à população negra o acesso a espaços ocupados e frequentados pelas comunidades brancas. A ideias de superioridade racial do branco europeu sobre povos africanos foram impostas para justificar as estratégias de dominação, a expropriação de suas terras, riquezas e a própria escravização.
Na África do Sul, o "apartheid", existe na prática desde 1910, foi oficializado por lei em 1948 e vigorou até 1994. Nesse país, o racismo era ostensivo a ponto de impedir que os negros, embora constituindo a maioria da população, tivessem propriedades territoriais e participassem da política. Além disso, eram obrigados a viverem em zonas residenciais separadas (os bantustões)das reservas aos brancos.
Após muitos anos de luta da população negra pela igualdade de direitos, com massacres e prisões de líderes, a situação do país tornou-se insustentável, em vista do apoio internacional à causa "antiapartheid". Fortes pressões da ONU e de vários países levaram à realização de eleições multirraciais em 1994. Nelson Mandela, um dos mais importantes líderes do movimento contra o "apartheid", que ficara preso por 27 anos, foi eleito o primeiro presidente negro da África do Sul.

Fonte:Danelli,Sonia Cunha de Souza. Geografia, Projeto Araribá. Editora Moderna,São Pulo, 2007.

Postado por Solange.

Endereço interessante para pesquisar

" Casa das Áfricas"

Centro de pesquisa que promove atividades culturais, produção e ampliação de conhecimentos sobre as sociedades africanas. Dispõe de grande quantidade de textos e imagens relacionadas ao assunto.

FILMES SUGERIDOS

http://www.youtube.com/watch?v=houEv6dunN8
"Um grito de Liberdade"
Direção: Richard Attenbough. Inglaterra: CIC Vídeo, 1987
A história de Steve Biko, um dos líderes da luta contra o Apartheid na África do Sul, contada por um jornalista branco que se envolve no movimento e também passa a ser perseguido.

Sugerido por Solange

FILMES SUGERIDOS

http://www.youtube.com/watch?v=houEv6dunN8
Para assistir
"Hotel Ruanda"
Direção: Terry George. EUA/Itália/África do Sul: United Artist/Lions Gate Filmes, 2004.
Durante um conflito que matou quase um milhão de pessoas em um pouco mais de três meses, um homem gerencia um hotel e abriga a maior quantidade possível de refugiados.

Sugerido por Solange.

FILMES SUGERIDOS

http://www.youtube.com/watch?v=houEv6dunN8
Para assistir
"O jardineiro fiel"
Direção Fernando Meirelles. Inglaterra: Focus Features/UIP,2005
No Quênia, uma ativista é encontrada morta. Seu marido decide investigar e acaba descobrindo uma série de atrocidades realizadas por indústrias farmacêuticas europeia.

Filmes Sugeridos

http://www.youtube.com/watch?v=houEv6dunN8
PARA ASSISTIR
"Os Deuses devem estar loucos".
Direção: Jaime Uys. Botsuana/África do Sul: Fox, 1980
Comédia que focaliza, entre outros aspectos, o cotidiano dos bosquimanos, grupos nômades encontrados no Deserto do Kalahari.